Noticias /// News

AAVS 2016 – Zaha Hadid Code team


Pela primeira vez no Brazil, arquitetos do departamento de computação CO|DE da Zaha Hadid Architects, Shajay e Vishu Bhooshan, que também são professores do Digital Research Laboratory (DR_L) do Architectural Association School of Architecture em Londres e Alexandre Kuroda, vão ensinar como programar e usar robôs para a fabricação de arquitetura, na oficina de 10 dias do Architectural Association Visiting School São Paulo, que vai acontecer no Fab Lab da Escola de Arquitetura da Belas Artes, de 4 a 13 de Julho de 2016.

O Visiting School pretende explorar o desenho assistido por computador (Computer Aided Design (CAD)) como uma maneira de possibilitar a criatividade arquitetônica e ainda responder às questões de desempenho espacial e material. A oficina vai focar nos relacionamentos entre as técnicas do design contemporâneo, a expressão criativa, a tecnologia de software e sua manifestação usando a fabricação robótica. O workshop também procura usar métodos de concepção comprovados na produção e plataformas de software aliadas com a pesquisa inovadora.

Pretendemos continuar tanto a exploração como a racionalização do processo multi-etapas de conceito para a manifestação física e a agenda de explorar métodos de design baseados na física, a integração de forma e estrutura, os métodos computacionais de otimização para a fabricação robótica e adaptação aos meios, métodos e conhecimentos locais.

Nosso objetivo é projetar e construir um protótipo grande como parte do objetivo principal: “aprender-fazendo”. Os participantes serão expostos aos mesmos métodos de ferramentas de design, técnicas e análise, como os usados para projetar e construir o protótipo. Usando MAYA E RHINO GRASSHOPPER COM VISUAL STUDIO, C++ (do zero, não sendo necessárias experiências anteriores), os participantes serão ensinados a produzir uma instalação paramétrica, e também a programar os nossos 2 ROBÔS do MOTOMAN usando plug-ins especiais em Maya e Grasshopper, para fabricar um grande instalação 1:1!

Vamos trabalhar no FAB LAB Belas Artes para usar também
a grande CNC fresa/router (2mx3m), o corte à laser e 2 Impressoras 3D!

Não sendo necessárias experiências anteriores, todas as técnicas de software e de fabricação serão ministrado do zero. O workshop é aberto a todos os estudantes e profissionais de arquitetura e design.

 

Para se inscrever:
http://saopaulo.aaschool.ac.uk/2016-aa-hyper-threads/2016-applicationsinscricoes/

Para mais informações sobre os Tutores:
http://saopaulo.aaschool.ac.uk/2016-aa-hyper-threads/2016-tutors/